Parcele em 3x sem juros no Cartão | Boleto | PIX | (11) 94445-9898
Simpatia do nhoque da fortuna

Simpatia do nhoque da fortuna

Todo dia 29 é hora de fazer 7 pedidos enquanto se come nhoque. A lenda diz que este ritual milenar atrai sorte e prosperidade. No blog da Cozinha Retrô compartilhamos uma receita de nhoque de abóbora japonesa delicioso, daqueles que desmancha na boca, sabe? Também contamos um pouco mais sobre essa história que envolve santos e recompensas por generosidade. Você vai se animar a ir para a cozinha!


O universo da culinária é repleto de simpatias e lendas sobre alimentos e pratos com super poderes. No Brasil, a simpatia do nhoque da fortuna é bem popular. Sua história vem de séculos. A versão mais propagada conta que São Pantaleão procurava um prato de comida em um vilarejo italiano, num dia 29, e foi acolhido por uma família humilde, que dividiu o nhoque que dispunha. A refeição rendeu 7 unidades de nhoque para cada um à mesa. Ao recolher os pratos, a família descobriu que havia moedas de ouro embaixo de cada prato. Daí surgiu o ritual que é celebrado em muitos países.

A simpatia – No dia 29, comer em pé as 7 primeiras unidades de nhoque. Cada vez que comer um nhoque faça um pedido. Antes de começar a comer, coloque uma moeda ou uma nota embaixo do prato. Existem muitas versões sobre o que fazer com o dinheiro, mas a que mais gostamos é a de doar para alguém que está necessitado.

A receita de nhoque - As pessoas costumam fazer caras assustadas quando escutam sobre fazer nhoque em casa, mas, de verdade, basta preparar uma primeira vez para ver que é simples. Nesta receita da chef Elis do @cozinhandocomelis os legumes podem ser cozidos no micro-ondas, deixando o processo bem prático, sem desculpa para pular o dia 29!

nhoque de abóbora- cozinha retro


A sugestão de molho é bem simples, manteiga com sálvia, combinação perfeita para este nhoque de abóbora

Receita de nhoque de abóbora japonesa
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes:

- 500 g de abóbora sem casca e sementes
- 200 g de batata descascada
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- Azeite
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

- Corte a abóbora e a batata em pedaços, coloque em uma travessa, acrescente um fio de azeite e misture. Cozinhe os legumes por 7 minutos no micro-ondas. Passe no espremedor de batata ou amasse bem com um garfo ou amassador de batata. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta a gosto.
- Espere esfriar e adicione 1/2 xícara de farinha de trigo, sem sovar, apenas para misturar.
- Corte a massa em pedaços e faça um rolo com cada pedaço, corte os nhoques no tamanho que desejar. Se tiver em casa, use a tábua de nhoque para modelar com as ranhuras igual nhoque de restaurante.
- Unte uma assadeira grande com óleo.
- Em uma panela, ferva 3 litros de água e quando ferver acrescente 1/2 colher de chá de sal.
- Com a ajuda de uma escumadeira, coloque os nhoques na água fervente e assim que subirem à superfície pode retirar. Escorra bem a água e coloque os nhoques na assadeira untada.

Molho de manteiga e sálvia

Em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente a sávia e mexa a frigideira por cerca de 2 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Seleção de produtos da loja Cozinha Retrô (clique nos títulos);

Tábua para nhoque e garganelli – feita na Itália

Forma esmaltada retangular

Saco para cozinhar batata no micro-ondas

Descascador inox para batata

Galheteiro de vidro para azeite cone

Galheteiro de vidro italiano Officina

Garrafa de vidro italiano para azeite Optima 250 ml

Manteigueira de vidro Duomo

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados