Parcele em 4 vezes sem juros - (11) 94445-9898
Autêntica Baguete Parisiense

Autêntica Baguete Parisiense

Chamado simplesmente de baguette, ou baguette français, este pão de casca crocante e forma alongada é emblemático da França, sendo reproduzido no mundo todo. Que tal uma receita de uma autêntica baguete parisiense? A baguete é feita de farinha, água, fermento/levain e sal. Não são utilizados neste pão nem ovos, óleo ou outros derivados lácteos. A diferenciação para outros pães franceses está no formato cilíndrico alongado, que remetem à clássica imagem dos parisienses andando com uma baguete embaixo do braço. A receita selecionada é da Emile Henry, centenária marca francesa que produz artesanalmente icônicas formas para assar baguete. As formas são feitas em cerâmica refratária de alta resistência, em uma fábrica na região da Borgonha, na França. Cada peça tem a assinatura do artesão que a fabricou.

A forma para baguete da Emile Henry conta com tampa com pequenos furos, que permitem que o dióxido de carbono presente na massa do pão escape durante o cozimento, o que ajuda a obter também uma crosta mais fina, característica da baguete. 

A receita logo abaixo está detalhada para ser usada nesta forma para baguete da Emile Henry, que possui 3 cavidades, mas, claro, você pode adaptar para a assadeira que tiver disponível, de preferência com tampa (pode ser coberta com alumínio).  

Utensílios disponíveis na Cozinha Retrô para fazer baguete: 

Banneton para baguete

Lâmina para pão Longuet Mure & Peyrot® - Feita na França

Couche de Padeiro 100% algodão - 1 metro

Termômetro para Forno CDN PROACCURATE®

Forma para Baguetes Emile Henry Vermelha - Feita na França

Forma para Baguetes Emile Henry Off White - Feita na França

 

Receita de Baguete Parisiense

Ingredientes para fazer 3 baguetes:

375 g de farinha de trigo (é importante que a farinha seja boa para a produção de pães)

215 ml de água

7 g (2 colheres de chá) de sal

5 g (1 ½ colher de chá) de fermento seco

 

Preparo:

- Aqueça a água em torno de 40ºC. Misture a farinha, o sal e o fermento em uma tigela.

- Despeje a água morna e sove por 5 minutos até obter uma massa homogênea. 

- Cubra a massa e deixe descansar por 40 minutos em temperatura ambiente, longe de correntes de ar.

- Após o período de descanso, trabalhe a massa com a mão para deixar o ar sair, depois divida em 3 porções. Molde cada porção em um cilindro fino.

- Polvilhe farinha dentro da assadeira e coloque as 3 massas na forma. Cubra com a tampa e deixe crescer por 20 minutos em temperatura ambiente.

- Preaqueça o forno a 250°C.

- Pincele um pouco de água sobre a superfície das baguetes, tomando cuidado para que a água não fique entre a massa e a forma, o que faria a massa grudar na forma durante o cozimento.

- Faça cortes profundos na parte superior.

- Asse no forno por 25 minutos.

- Retire a tampa e doure por 2 minutos.

Dica: para obter uma baguete mais tradicional, enfarinhar levemente a superfície de cada pedaço de massa antes de assar.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados