Parcele em 4 vezes sem juros - (11) 94445-9898
Receitas de Legumes à Provençal

Receitas de Legumes à Provençal

Receitas francesas, às vezes, podem intimidar os cozinheiros mais amadores, mas, há pratos clássicos que surpreendem pela facilidade de preparo. Tudo sem perder o requinte na apresentação e os sabores frescos tão característicos da gastronomia francesa. Eis uma dessas receitas tradicionais capaz de impressionar e fazer bonito à mesa: Legumes à Provençal. Simplesmente, basta cortá-los em fatias e ordená-los em uma travessa, temperar com ervas e levar ao forno. A arte está na combinação dos temperos e no frescor dos ingredientes.

A receita do vídeo produzido pela chef Elis do @cozinhandocomelis é um clássico aqui da Cozinha Retrô e foi inspirada na receita do livro "Pequena Cozinha em Paris”, best seller da chef Rachel Khoo, que teve anos atrás um programa culinário transmitido no Brasil pelo canal a cabo GNT. Nascida na Inglaterra, filha de pai chinês e mãe austríaca, Rachel fez sucesso mundial revelando as delícias da culinária francesa num temporada morando em Paris. Em um minúsculo apartamento no bairro de Belleville, Rachel resolveu preparar jantares para duas pessoas, ou no máximo quatro, servidas em sua própria casa.

A propaganda boca a boca fez com que tivesse lista de espera de um ano, e não tardou para receber convites para programas de televisão e livros. “Pequena Cozinha em Paris” foi lançado em 2012 e traduzido para diversos idiomas, inclusive português. A publicação é caprichada, com lindas fotos e histórias dos pratos, divididos por cidades ou regiões, entre elas a Provence.

 

Legumes à Provençal

Ingredientes
- 2 cebolas roxa cortadas em rodelas e 4 dentes de alho amassados
- Ervas frescas a gosto, como tomilho. Sal e pimenta a gosto
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 beringela
- 1 abobrinha
- 5 tomates firmes

 


Modo de preparo
Separe uma tigela refratária redonda média, não muito alta. Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma frigideira com fogo médio refogue a cebola, o alho e o tomilho por cerca de 10 minutos no azeite de oliva, ou até ficarem dourados. Enquanto isso corte delicadamente fatias finas de abobrinha, beringela e tomate. Coloque a mistura de cebola, alho e tomilho na base da travessa refratária e cubra com algumas fatias dos legumes para deixar a superfície plana. Arrume o restante das rodelas verticalmente, de forma circular, intercalando as cores, até preencher a travessa. Regue com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Asse por 50 minutos ou até os legumes estarem macios e dourados no topo. Pode ser servido quente ou na temperatura ambiente. Esta receita pode ser preparada no dia anterior e depois aquecida por cerca de 20 minutos no forno em temperatura baixa.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados