Parcele em 3x sem juros no Cartão | Boleto | PIX | (11) 94445-9898
Nossa receita italiana de massa caseira

Nossa receita italiana de massa caseira

Massa caseira é outro nível. O ritual de preparar o macarrão artesanalmente para a família reunida em volta da mesa foi trazido para o Brasil com os milhares de imigrantes italianos que desembarcaram no país, no século passado. Hoje, a macarronada aos domingos já faz parte da cultura brasileira. As novas gerações têm resgatado as receitas de família e adquirido gosto pelo preparo artesanal de raviólis, lasanhas, talharim e outras pastas. Comida caseira é comida de verdade, saudável e repleta de histórias, que vão sendo construídas com o passar dos muitos almoços de família. A receita de massa caseira que a Cozinha Retrô compartilha agora tem todos esses ingredientes: tradição italiana com integração brasileira e muita história em volta do fogão e da mesa.

A receita de macarrão – ou ravióli ou lasanha, já que a massa é a mesma – está na família Barletta há décadas. Em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a arte de preparar artesanalmente a pasta nos finais de semana começou com o sr. Rubens Barletta e, desde então, tem sido perpetuada pelas filhas Heloísa, Célia e Bernadette, pelo genro Darlan e pela bisneta Beatriz...e vai seguir pelas próximas gerações. Cada um acrescenta seu toque, seu molho especial, seu recheio e com isso a comida vai ganhando personalidade e mais histórias!

Na receita de massa caseira ensinada abaixo há alguns truques que refletem a adaptação dos imigrantes italianos aos ingredientes brasileiros. Um exemplo: como a nossa farinha é mais seca, a família Barletta resolveu a questão com a adição de manteiga, que deixa a massa mais fácil de ser trabalhada e mais leve. No mais, receita de macarrão caseira é farinha, água e ovo (ou nem água às vezes)! Ingredientes simples que se transformam em comida afetiva e inesquecível. Chega de papo e vamos à receita!


Receita de massa caseira


Serve para macarrão, ravióli, lasanha ou o formato que desejar.
Preparo: fácil
Rendimento: depende da massa preparada, mas o spaghetti rende par cerca de 6 pessoas, ou 63 raviólis no formato tradicional quadrado.


Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo comum (sem fermento)
5 ovos
1 colher de sopa de manteiga
Sal (uma colher de café) para o cozimento em água fervente

Modo de Preparo
Colocar a farinha em uma tigela e fazer um buraco no meio. Acrescente os ovos e vá misturando com a mão até encorpar os ovos à massa. Acrescente a manteiga e sove um pouco mais até ficar uma massa uniforme. Passe a massa pelo cilindro* (veja dica 2 se for abrir no rolo). Polvilhe farinha em uma superfície plana para poder trabalhar a massa no formato que desejar. Por fim, basta cozinhar a massa por cerca de 2 a 3 minutos (macarrão) e finalizar com o molho de preferência.


Dicas de família:


1- Como explicado na matéria, o uso da manteiga é para dar um pouco mais de maciez à massa. As receitas tracionais italianas não usam manteiga na massa, mas esse foi um jeitinho encontrado pelas famílias imigrantes para se adaptarem à farinha local, mais seca. Se você estiver usando farinha importada italiana pode dispensar o uso da manteiga.


2- Você pode preparar a massa caseira sem passar pelo cilindro de uma máquina de macarrão. A dica se for abrir a massa no rolo é colocar um pouco de água na massa para deixa-la mais maleável. O resto do preparo é igual.

3- Divida a massa em pedaços para passar no cilindro, ou abrir no rolo, e cubra a parte que não está sendo usada com um pano de prato úmido para evitar que fique seca.

4- Uma sugestão de recheio para ravióli é misturar mozarela de búfala com manjericão picado. Simples e delicioso.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados