Parcele em 3x sem juros no Cartão | Boleto | PIX | (11) 94445-9898
Receita de crepe francês super fácil de fazer

Receita de crepe francês super fácil de fazer

Uma massa simples, muito parecida com nossa panqueca, mas que tem sua origem clássica na região da Bretanha, na França. Estamos falando do crepe, um prato francês por excelência e para o qual os franceses têm até um dia especial para celebrá-lo, 2 de fevereiro. Na Bretanha, os crepes são feitos com a famosa farinha de trigo sarraceno e há diferenciações também nos nomes, para os salgados, o nome usado é “galettes”, para os doces, aí sim, usa-se crepe. Para nós, aqui no Brasil, não há essa diferenciação. Buscamos num caderno de receita de família, uma legítima receita de crepe francês! E contamos os segredinhos e o passo a passo detalhado.  

 

Na França, os crepes e as galettes são servidos tradicionalmente com sidra, uma bebida deliciosa fermentada de maçã que está ganhando popularidade no Brasil. Também é comum na França colocar um ovo na finalização do crepe, algo não usual por aqui, mas que fica uma delícia. 

Se não tiver acesso à farinha de trigo sarraceno – disponível em empórios – pode-se usar farinha de trigo branca tradicional. Um item indispensável, contudo, é uma frigideira antiaderente para fazer crepe, ou a nossa popular frigideira para panqueca. Quanto aos recheios, pode-se usar o clássico presunto e queijo ou inventar as combinações que desejar. Para acompanhar, basta uma simples salada de folhas e, voilà, temos um jantar delicioso para fazer a dois ou receber amigos.  Bon appétit!

Vamos à receita do crepe francês!

Receita de crepe  

Rendimento: para 6 pessoas
Preparação: 1 hora para descansar a massa e cerca de 3 minutos para cada crepe.

Ingredientes

4 ovos
250 g de farinha de trigo
250 ml de leite
250 ml de água
Uma pitada de sal
1 pouco de óleo para untar a frigideira

Obs.: para um toque diferenciado, experimente uma colher de água de flor de laranjeira

Modo de preparo

- Coloque a farinha numa tigela e faça um buraco no meio. Coloque os ovos um a um no centro. Misture bem com um fouet (batedor de amare). Em seguida coloque aos poucos o leite e a água. Misture até conseguir uma massa fina e lisa. Coloque uma pitada de sal.

- Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Esse é um dos segredos para a massa ficar boa.

 

- Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um pouco de óleo, ou azeite. Coloque o equivalente a meia concha de massa. Faça movimentos circulares com a frigideira para que a massa se espalhe uniformemente.

- Deixe cozinhar até que as bordas comecem a desgrudar da frigideira.

- Vire o crepe com uma espátula e deixe cozinhar por mais cerca de 1 minuto.

 

- Coloque o recheio do crepe, aguarde cerca de 1 minuto ou, novamente, até que a massa esteja firme e dobre na metade. Sirva ainda quente.

Obs.: caso vá preparar o crepe para várias pessoas, pode preparar todas as massas primeiros e depois recheá-los.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados