Parcele em 3x sem juros no Cartão | Boleto | PIX | (11) 94445-9898
Receita de cavatelli com molho de camarão

Receita de cavatelli com molho de camarão

Senhoras e senhores, este é o cavatelli. Sente, que lá vem história. Thamires Martins é cliente da Cozinha Retrô e entrou em contato conosco, via instagram, para saber sobre a entrega de uma compra. Nesta conversa pelo insta descobrimos que o perfil dela era incrível, cheio de massas e pães diferentes e, o mais inusitado, achamos um vídeo de um modelo de macarrão, o cavatelli, sendo feito na nossa tábua de nhoque. Puxamos conversa (num dava para evitar) e descobrimos que a tábua de nhoque não tinha sido comprada com a gente HAHAHAHA. Mas conhecemos a história desta nutricionista e estudante de gastronomia carioca que está vivendo no interior do Paraná, e é apaixonada por comida (como nós). Além conhecer a Thamires, ganhamos uma receita de cavatelli e de um molho de camarão profissionais para compartilhar com vocês.



Há dois anos, Thamires decidiu que viver no Rio não era uma boa opção e a escolha da nova cidade foi de forma peculiar: pesquisando no google! Assim, foi parar em Maringá e pode retomar os estudos de gastronomia que havia parado. “Meus pais tinham um restaurante no litoral do Rio de Janeiro, e eu cresci dentro de cozinha e restaurante. Comecei uma faculdade de Gastronomia, mas parei para fazer Nutrição, curso no qual me formei. Desde sempre gostei de inventar receitas e sempre procuro melhorar nutricionalmente os pratos que crio. A vontade de voltar a cursar Gastronomia era grande e com a mudança para Maringá conseguir retomar”, conta.

A pandemia tem proporcionado a Thamires se aperfeiçoar na sua mais recente paixão, os pães de fermentação natural. “Eu me encontrei na panificação. Também adoro massas, na verdade, tudo o que envolve farinha”, brinca. Então, vamos falar do cavatelli que descobrimos no instagram.  

A nossa tábua de nhoque é feita na Itália, e no descritivo do fabricante consta que é um apetrecho para fazer nhoque e garganelli. Com técnica agilidade, entretanto, Thamires, usou a tabua para fazer o Cavatelli, uma massa bem diferente para nós aqui, pelo menos que não encontramos facilmente no mercado.


Thamires é modesta e generosa, nós pedimos e ela nos deu a sua receita de cavatelli para compartilharmos com vocês. Sigam o perfil dela no instagram porque tem coisa boa ali: @thamiresmartins.nutri

RECEITA CAVATELLI 
                                    

Rendimento: 2 a 3 pessoas

Ingredientes:

300g farinha de semolina
150g água morna
Uma pitada de sal
Um fio de azeite

Modo de Preparo:

Coloque a farinha na bancada e faça um buraco no meio (como se fosse um vulcão) acrescente o sal, um fio de azeite e a água morna, e vá incorporando aos poucos até formar uma massa consistente. Sove até ficar uma massa lisa. Enrole no plástico filme e deixe descansar por uns 20 minutos.


Divida a massa em uns 4 pedaços, pegue um pedaço e vá enrolando na bancada até ficar um rolinho comprido, com cerca de 1c m de diâmetro.


Corte em pedaços de uns 2 cm e passe na tábua de nhoque com a ajuda de uma espátula. Repita o processo com o restante da massa.


Cozinhe em água fervente com sal por uns 5 minutos, ou o tempo que você achar melhor. Tenho preferência pela massa mais al dente.  

Receita de molho rosé de camarão


Ingredientes:


1 lata de tomate pelati
1\2 cebola
3 dentes de alho
1 xícara de creme de leite fresco
500g de camarão limpo
Salsa e cebolinha
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Azeite a gosto

Modo de preparo:

Primeiro tempere o camarão com sal e pimenta do reino. Doure ele na manteiga e azeite, retire da panela e reserve.


Na mesma panela refogue a cebola também na manteiga e azeite, depois acrescente o alho e o tomate pelati, deixe apurar.


Para deixar o molho lisinho bata no mix ou liquidificador. Volte para panela, acrescente o creme de leite fresco e, por último, os camarões.


Finalize com salsa e cebolinha picadas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

1 comentário

  • avatar
    Maria Ivone

    em dezembro 13, 2021 16:35

    Amei conhecer a Cozinha Retrô! Exemplo de qualidade dos produtos, excelente atendimento e até receitas!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados