Parcele em 4 vezes sem juros - (11) 97662-9898
Como usar o banneton, o cesto para fermentar pão

Como usar o banneton, o cesto para fermentar pão

Aqueles que aderiram à onda do pão de fermentação natural feito em casa já devem ter ouvido falar no banneton, um cesto para fermentar pão caseiro que ajuda bastante na hora de colocar a mão na massa. O banneton é usado em todo o mundo e trata-se de um cesto de ratã, ou outra fibra natural, que pode ser oval ou redondo. Você sabe qual a função do banneton no preparo dos pães artesanais?

O banneton é um cesto de fermentação, que recebe a massa na última etapa antes de ir para o forno. O banneton é utilizado para modelar a massa, ajudando a dar uma aparência mais bonita ao pão, mas, principalmente, para retirar a umidade em excesso da massa de pão com fermento natural. O ambiente mais seco proporcionado pelo banneton ajuda a criar aquela crosta na superfície que caracteriza um bom pão artesanal.


Como usar o banneton pela primeira vez

Nas primeiras vezes que for usar seu banneton seja generoso na hora de polvilhar a farinha. É importante que o banneton crie uma camada fina de farinha em suas tramas, pois isso ajuda no controle da umidade. Você deve polvilhar farinha toda vez que for usar o banneton para fermentar pão. Após alguns usos regulares, o banneton fica igual aos dos padeiros artesanais. Depois de usar algumas vezes, apenas polvilhe uma camada fina de farinha, batendo para retirar o excesso antes do uso do banneton.

Qual farinha devo usar no banneton?

A escolha da farinha vai depender do acabamento que deseja. A farinha de arroz é muito utilizada, pois absorve bem a maioria das misturas de pão e possibilita uma bonita crosta. Outras pessoas preferem a farinha integral para ter um aspecto mais rústico e há os que misturam as duas farinhas. Faça testes e descubra qual prefere.

Uma vez que o pão caseiro já está no banneton:

Após colocar a massa de pão de fermentação natural no banneton cubra com um pano de algodão ou linho e deixe a massa crescer até o momento de levar ao forno, o tempo vai depender da receita de cada um. Cobrir o pão artesanal no banneton é importante para evitar que o topo fique ressecado durante o processo de fermentação natural.

Com o pão dentro do banneton para fermentar e coberto com um pano de algodão ou linho, coloque o cesto em um local protegido de variação de temperatura e vento. Na hora de assar é preciso transferir o pão do banneton para uma assadeira. Jamais coloque o banneton no forno!

Como cuidar do banneton

Não é necessário lavar o banneton, na verdade, isto não é recomendável por conta das fibras naturais. Para limpar basta retirar o excesso de farinha e deixa-lo em um lugar seco e arejado para perder a umidade. Se o banneton estiver com excesso de farinha pode limpar delicadamente com uma escova seca. Jamais use sabão. Depois pode guarda-lo normalmente.

Na hora de guardar, evite sobrepor um banneton sobre o outro para não criar um ambiente de maior unidade que possa favorecer o mofo.

Onde comprar banneton no Brasil

A loja on-line Cozinha Retrô vende bannetons feito de ratã nos formatos oval e redondo. O banneton oval é para receita de pão até 750 gramas. No modelo de banneton redondo há dois tamanhos disponíveis na loja virtual, de 500 gramas e 1 quilo.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados